O QUE VOCÊ TA ACHANDO DA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE DO MONÇÃO

quarta-feira, 3 de maio de 2017

AS MIGALHAS DA PÉSSIMA MERENDA ESCOLAR DE MONÇÃO

         A MERENDA ESCOLAR DE MONÇÃO: MERENDA OU MIGALHAS?
                                                                                                                                                                                          
O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, garante a transferência de recursos financeiros para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica de escolas públicas e filantrópicas. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.
Fonte: portal.mec.gov.br/merenda-escolar.

Como o Ministério da Educação mesmo afirma, os repasses do Governo Federal são para SUBSIDIAR a compra da merenda escolar, uma vez que para tal compra ser feita tem que haver a contrapartida do Município para que a mesma seja ofertada em quantidade e qualidade aos estudantes tanto da Zona urbana quanto da Zona rural, o que não vem acontecendo em Monção em 2017 com a nova gestão.

O que estamos nos deparando é com um grande desrespeito da Administração Municipal para com os filhos dos monçonenses, que são extremamente carentes, vão às escolas para receber uma Educação de qualidade e não encontram, além disso são dispensados mais cedo por falta de merenda ou recebem uma merenda de MIGALHAS e de péssima qualidade.

É o caso da Escola Municipal José Sarney, que tem quase 400 alunos e está recebendo da Prefeitura MIGALHAS para dar aos alunos, veja a foto abaixo:
Na zona rural a coisa está pior ainda, têm escolas que chegam as MIGALHAS e têm escola que recebeu merenda COM A VALIDADE VENCIDA, isso mesmo com a VALIDADE VENCIDA, esse fatídico acontecimento ocorreu no Povoado Quari-Quari, um absurdo, vejam a foto que segue:
                         
Os produtos da compra referente aos 70%, que são os produtos industrializados como: mingau de milho, achocolatados em pó, etc, em sua grande maioria são da Prativita e de péssima qualidade, muitas crianças nas escolas jogam a merenda fora pelo péssimo sabor, outras até nem comem pelo relato das crianças que provam, ou seja, há um grande desperdício de dinheiro em Monção com a compra desses produtos.

Já os produtos dos 30% que era pra ser de compra local, são os produtos naturais como frutas, legumes, carnes frescas de frango e gado, polpas de frutas para sucos naturais, arroz, etc. Esses produtos estão mais escassos ainda nas escolas nesta administração.
Vejam os produtos naturais que estão chegando nas escolas com mais de 200 alunos :                
 Estes alimentos só servem muito mal 2 salas de aula, dependendo da quantidade de alnos.

O qua a atual gestão tem de diferente da anterior em relação a merenda escolar?
-Nada, e pode-se dizer que a situação até piorou, porque a quantidade de merenda ofertada só diminuiu e qualidade só piorou em relação a 2016.

Até o determinado momento não sabemos qual é a empresa fornecedora de alimentação escolar de Monção, não se sabe se há processo de licitação em curso ou se já se realizou licitação para compra da merenda e qual empresa foi vencedora do certame.

Fica aqui a nossa denúncia e esperamos que o Presidente do Conselho de Alimentação Escolar-CAE possa tomar as medidas cabíveis. Formalizaremos denúncia junto ao Ministério Público diante das evidencias e solicitamos a todos os pais de alunos e a todas as pessoas que se sentirem lesadas, que também possam protocolar denúncia na ouvidoria do Ministério da Educação-MEC pela internet ou procurar o Ministério Público e oferecer denúncia.


Outras denúncias ainda serão feitas neste Blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário